Alface é uma planta particularmente sem gosto, onde o povo brasileiro gosta de usar em saladas para acrescentar benefícios à comida, porém seu uso também serve para fazer xarope para gripe, chá para ansiedade e uma loção para a pele com glicerina, para urticárias.
Nome científico
Lactuca sativa, L. scariola s.
Família
Asteraceae
Características
Anual
Caule curto e carnoso
Cresce até 25 cm
Folhas grandes e onduladas membranáceas em forma de concha
Flores amarelas, aparece depois que cresce suas hastes grandes que pode chegar até 1 metro e meio.
As muitas espécies do alface diferencia-se principalmente por particularidades das folhas, que pode se diferenciar pela textura, forma.
Componentes Químicos
Lactucina, lactupicrina, princípio amargo (aumenta fome), manitol, ácido lactúcico, ácido oxálico e asparagina.
Como usar / Chás e receitas
Muito usada em saladas, para colocar em pratos no jantar ou almoço, para comer crua com vinagre e sal ou sem vinagre e sal.
Pode fazer o suco da planta toda, principalmente juntando pedaços do caule, que são moles, para tomar e obter efeitos no organismo no sistema nervoso calmante e sedativo.
O chá de alface se faz colocando 2 colheres de sopa das folhas picadas em uma xícara de água fervente com mel. Tomar 1 colher de sopa 3 vezes por dia. Serve mais para tosse seca e produtiva com secreções em casos de gripe e resfriados. Caso queira obter efeitos no sistema nervoso, como para usar para ansiedade e outras perturbações, fazer o mesmo chá, sendo que tomar 1 xícara até 3 vezes por dia, sem o mel.
Para usar na pele para coceiras, urticárias e semelhantes, fazer o mesmo chá sendo que no lugar do mel, colocar glicerina e aplicar no local afetado (não beber este último).
Pra que serve? (indicações)
ansiedade azia depressão insônia palpitações reumatismo
Comentários