top of page
  • Foto do escritorArlete Funaro -Terapeuta

A importância do amor ­próprio na busca pela felicidade


Quer reconhecimento? Reconheça­-se. Quer respeito? Respeite­-se. Quer felicidade? Seja feliz no agora. Tudo se realiza, primeiro, dentro de você.

É interessante pensar como a palavra amor é um conceito com foco no que é exterior a nós. Na maior parte das vezes, falamos e pensamos no amor associado a alguém ou a algo fora de nós. Provavelmente, deve ser por causa do condicionamento que recebemos ao longo da vida, do nosso aprendizado desde a infância. A verdade é que amamos condicionalmente. E, assim, a força do nosso amor fica na troca. Eu dou, logo recebo. Se recebo, então dou. Às vezes só damos, é verdade, mas, como regra, esperamos alguma reciprocidade no amor. Ao me deparar com tantas mazelas, seja na vida pessoal ou na profissional ­ relacionamentos ruins, falta de liderança, brigas no trânsito e nos meios de transporte, corrupção etc. ­, somadas à busca e ao ideal de felicidade, confirmo, cada vez mais, minha convicção de que a raiz de nossos problemas está mesmo é na falta de amor.

Contudo, não é a este amor de "fora" a que me refiro. A falta que está nos destruindo e que destaco em meu novo livro "O Mapa da Felicidade", é do amor de "dentro". Este é o maior amor do mundo. O amor­próprio. O amor que devotamos a nós mesmos e que vai além daquilo que lemos em matérias de revistas ou vemos em publicidade de cosméticos. Você tem amor por si? Responda com sinceridade. Quando cada um descobre essa capacidade e se apropria dela de modo integrado, promove um relacionamento muito melhor consigo mesmo. Dessa forma, instala­-se em você a vontade de fazer o melhor por si mesmo (muitas ciências sociais teorizam que é da natureza humana agir em benefício de si, sem que isso signifique prejudicar o outro). A riqueza está também em constatar que as relações com todos os que estão à sua volta, parentes, amigos, sociedade, ganham em qualidade, amorosidade e compaixão.

No amor condicional, vivemos à espera de que os outros nos amem, nos respeitem, nos considerem. Para isso, inclusive, usamos de alguns artifícios: compramos presentes, somos bonzinhos, cuidamos com mimos, fazemos de tudo para ganhar reconhecimento e cobrimos as pessoas de agrados. Por vezes, podemos também nos tornar muito exigentes e cobradores, por ser esta uma forma de como aprendemos, inconscientemente, a representação de amor na infância ­ afinal, fomos 'exigidos e cobrados' pelo amor dos nossos pais ou educadores. Amar­-se significa fazer tudo isso primeiro para si mesmo. Você se trata como a um amigo a quem admira? O segredo, como a maioria deles, é simples, mas difícil de ser colocado em prática. Você quer o amor dos outros? Ele vem quando você começa a se amar.

Quer reconhecimento? Reconheça­-se. Quer respeito? Respeite­-se. Quer felicidade? Seja feliz no agora. Tudo se realiza, primeiro, dentro de você.

O amor ­próprio é, portanto, um amor incondicional. Nele eu me amo com todo o meu bem e com todo o meu mal. Com todos os meus erros e as minhas dificuldades, em todas as vezes que piso na bola e faço algo de que não me orgulho. Com todos os meus acertos e as minhas qualidades. Com aceitação verdadeira. Não me amo apenas se eu fizer o bem ou conseguir bons resultados. Ao longo dos anos, aprendi a metáfora perfeita para nosso poder criador: somos uma usina geradora de energia. O que estou colocando dentro de mim alimentará meus resultados. O que eu gerar é o que vou atrair. Assim, se tenho amor por mim, atrairei amor. O que você está colocando dentro de si para ser a usina geradora de sua positividade e sua felicidade?

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Vimeo
  • Arlete Funaro
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

"Compartilhando conhecimento somamos em crescimento"

Divine Love - Relaxation and Meditation
00:00
Gayatri Mantra - Mantra
00:00

Clique no player para ouvir

Faça parte da nossa lista de amigos e receba os artigos em sua caixa de e-mail

Archangel Chamuel - Angelic Music
00:00
bottom of page